Estudando "O Livro dos Espíritos": Questão 1

Estudando O Livro dos Espíritos - Allan Kardec

LIVRO PRIMEIRO - As causas primárias

Capítulo I - Deus 

I - Deus e o Infinito


1. O que é Deus?

R. "Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas."



Comentário: 

A primeira pergunta de todo o trabalho de Kardec foi sobre Deus, e creio que seria a pergunta da maioria de nós. A espiritualidade porém, respondeu de forma simples, mas com segurança absoluta: "Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas." 

Por sermos imperfeitos, necessitamos de afirmações para algo que nos complete, que nos dê segurança. E, para isso buscamos alimentar a idéia de uma fonte criadora e imortal. Esta "fé" que buscamos em uma existência suprema que zele por nós, sendo íntegra, pura, promove em todos nós a vontade de viver. É a mola impulsionadora de nossos desejos, é um amor que está além de nossa compreensão e, este ser superior que buscamos fora nós, este Deus que queremos provar a existência exterior, faz parte de todos nós. Somos a Sua essência, pois, Dele viemos e a fagulha divina que anima nossa vida é a mesma que está em tudo que habita o Universo, porque nada vive sem a sua Magnífica presença.

Este Ser supremo que zela por nós, o nosso Criador, estabeleceu leis universais imutáveis que estabelecem o equilíbrio de todas as coisas, e a justiça dessa lei divina permite que seja dado, a cada um, conforme sua necessidade. Não existe injustiça em parte alguma do Universo, pois Suas leis garantem que cada Espírito, cada existência, caminhe em ambientes que sua evolução lhe permite e, os obstáculos que lhe são impostos por sua trajetória evolutiva, são instrumentos divinos de redenção, buscando pelo esforço individual o aperfeiçoamento, almejando sempre o seu melhor.

Muitos de nós, achamos ter fé em Deus, mas nos abalamos por qualquer obstáculo à nossa frente, e a dúvida se instala. Devemos então realizar a manutenção de nossa confiança para com o Criador, e esta confiança, como todas as virtudes, necessita de atenção constante . Se tudo no Universo move à Sua vontade, porque então temer por nossas aspirações de esperança? Refazei sua fé, sintonize-se com o Universo e todas sua dores se acalmarão, todos as dificuldades dissolver-se-ão diante das forças motrizes do Universo, o amor do Pai é a chave de toda a felicidade que necessitamos. E quando a dificuldade lhe abater, eleva seu pensamento ao infinito, sinta a força da natureza em seu interior e entre em sintonia com este amor eterno, que não mede esforço para nos ver felizes, e sinta-se em paz com a natureza, com o infinito, com você mesmo. O Pai nos aguarda de braços abertos, e saiba que nunca estamos sozinhos, pois, Ele está em todos nós.

Abraço fraternos, até a próxima semana.


0 comentários:

Postar um comentário