Orientações ao Principiante Espírita: O que são estes então denominados Espíritos?

A primeira coisa a saber sobre isso é que, não são seres à parte na criação, são as almas dos homens que viveram na Terra e em outros mundos; que após libertarem-se do invólucro carnal, povoam e percorrem o espaço. Reconhecer a existência da Alma no corpo é reconhecer a existência fora dele. Negar a existência do Espírito fora da carne é negar a existência da Alma. Devemos nos orientar quanto as inúmeras definições existentes para uma mesma palavra, sendo assim, citamos o que está escrito em O Livro dos Espíritos:

[...]a alma é um ser moral, distinto, independente da matéria e que conserva sua individualidade após a morte. Esta acepção é, sem contradita, a mais geral, porque, debaixo de um nome ou de outro, a ideia desse ser que sobrevive ao corpo se encontra, no estado de crença instintiva, não derivada de ensino, entre todos os povos, qualquer que seja o grau de civilização de cada um.”
Por definição, e para facilitar a compreensão deixamos simplificado de tal maneira que:

Alma é o Espírito encarnado, animando o corpo tangível que habita o mundo material.
Espírito é o ser imaterial que se despiu das vestes carnais e habita o mundo invisível.

Estes seres denominados Espíritos, ao contrário do que se pensa, não são despidos de forma. São seres que trazem consigo os traços que o representavam quando ainda animavam a carne em sua última encarnação. Sendo o Espírito um ser imaterial, sua composição é moldável e sua apresentação em alguns casos pode exibir traços de outras vivências, transfigurando-se de acordo com a necessidade do momento e com a permissão dos Planos Superiores. Esta forma em que se apresenta o Espírito, é adquirida através de um outro elemento presente em todas as vivências, o Perispírito. Nada mais é do que um elemento semimaterial que reveste o Espírito, sendo responsável pela conexão do Espírito com o aparelho orgânico, realizando desta forma, a manutenção do corpo aliado ao Espírito. Os Espíritos são seres reais, tendo sua individualidade e uma forma determinada.

Valendo-se deste resumo explica-se então a existência no homem de três coisas essenciais:
  1. a alma ou Espírito, princípio inteligente no qual residem o pensamento, a vontade e o senso moral;
  2. o corpo, envoltório material, pesado e grosseiro, que permite ao Espírito a relação com o mundo exterior;
  3. o perispírito, envoltório fluídico, extremamente sutil, servindo de laço e intermediário entre o Espírito e o corpo.
O corpo sendo composto de matéria orgânica, supõe-se um tempo determinado de "validade", de acordo com o cuidado prestado e a manutenção de saúde, sendo assim ao chegar o seu tempo esse corpo é inutilizado e o Espírito desprende-se desta matéria e acontece o que chamamos de morte. Assim como a árvore despoja sua casca velha para prosseguir em sua evolução natural, o Espírito se despoja do corpo material para prosseguir sua evolução espiritual. A morte como chamamos é uma determinação apenas para o corpo físico, uma vez que, o Espírito é imortal. Ao livrar-se da matéria o Espírito conserva o perispírito, que constitui para ele uma espécie de corpo etéreo, vaporoso, imponderável para nós e de forma humana. Em seu estado normal, o perispírito é invisível, mas com a manipulação dos elementos o Espírito pode se fazer visível ou mesmo palpável por tempo determinado. É por meio do perispírito que o Espírito atua sobre a matéria inerte e produz diversos fenômenos de ruído, de movimentos, de escrita, etc.


Considerações finais:

Caros amigos, sabemos que são muitas informações a serem passadas e, muitos termos ou conceitos que aqui foram introduzidos são novos para o principiante espírita. Não se preocupem pois o objetivo deste estudo é apenas apresentar de forma estruturada uma rápida exposição sobre o espiritismo em sua forma mais simples. Tudo que foi apresentado será explicado com mais detalhes em estudo mais direcionado.

O que devemos considerar nesta parte do estudo é:

O homem é constituído de corpo físico (matéria), espírito (imaterial), perispírito (semimaterial). O espírito interage com o mundo material através do perispírito que por sua vez comanda o corpo físico quando encarnado. O espírito é um ser individual, dotado de inteligência, racionalidade e moral, representando estes aspectos no corpo físico que anima quando encarnado. A morte do corpo (matéria) não representa a morte do espírito que é imortal e conserva o perispírito, mantendo sua forma humana e podendo assim interagir com o mundo físico através da manipulação de elementos.

Bom estudo a todos, abraço fraterno. Que Deus ilumine vossos corações, agora e sempre.

Referência: O Livro dos Espíritos - FEB  - Introdução, páginas 11-13, 18-20;

Próxima parte --> Qual o papel destes Espíritos no universo?


0 comentários:

Postar um comentário