Revista Espírita: Diferentes Modos de Comunicação - Parte 1

Revista Espírita: Diferentes Modos de Comunicação













As comunicações inteligentes entre os Espíritos e os homens podem ocorrer por meio de sinais, pela escrita e pela palavra. 

Os sinais consistem no movimento significativo de certos objetos e, mais freqüentemente, nos ruídos ou golpes desferidos. Quando os fenômenos comportam um sentido, não deixam dúvida quanto à intervenção de uma inteligência oculta, porquanto, se todo efeito tem uma causa, todo efeito inteligente deve ter uma causa inteligente

Sob a influência de certas pessoas, designadas pelo nome de médiuns, e algumas vezes espontaneamente, um objeto qualquer pode executar movimentos convencionados, bater um número determinado de golpes e transmitir, assim, respostas pelo sim e pelo não, ou pela designação das letras do alfabeto.

Os golpes também podem ser ouvidos sem nenhum movimento aparente e sem causa ostensiva, quer na superfície, quer nos próprios tecidos dos corpos inertes, em uma parede, numa pedra, em um móvel ou em outro objeto qualquer. De todos esses objetos, por serem os mais cômodos, pela mobilidade e facilidade com que nos colocamos à sua volta, as mesas são os mais freqüentemente utilizados: daí a designação do fenômeno em geral pelas expressões bastante triviais de mesas falantes e de dança das mesas, expressões que convém banir, primeiro porque se prestam ao ridículo, depois porque podem induzir em erro, fazendo crer, neste particular, que elas tenham uma influência especial. 

A este modo de comunicação daremos o nome de sematologia espírita, expressão que dá uma perfeita idéia e compreende todas as variedades de comunicações por meio de sinais, movimentos dos corpos ou pancadas. Um de nossos correspondentes chegou mesmo a propor-nos que se designasse especialmente este último meio, o das pancadas, pela palavra tiptologia.

As comunicações com os Espíritos se tornaram conhecidas no planeta através dos fenômenos anteriormente relatados e, um evento bastante conhecido que foi o caso das Irmãs Fox na América do Norte, especificamente no Estudos Unidos da América. Esse caso em questão consiste em comunicação com um Espírito através de pancadas (tiptologia) ao qual se identificou uma ação inteligente somada a esse fenômeno abordando assim uma prática alfabética para o número de pancadas executadas.

Na mesma época eclodiu por todo planeta diversos fenômenos e o que mais se destacou foi o das mesas girantes, ou mesas dançantes, sendo popular em salões durante algum tempo. Mas ao passo que, a tiptologia se mostrava demasiado lenta na comunicação, o movimento das mesas sugeriu um avanço na comunicação e foi um evento em que Kardec pôde estudar e realizar experimentos comprovando a autenticidade na comunicação espiritual.


Grande abraço a todos e bom estudo.
Que a Paz do Cristo esteja em nosso corações, agora e sempre.


0 comentários:

Postar um comentário