A prece é divino manancial de forças e vigor disponível para todas as criaturas que abrigam na alma a humildade necessária para se reconhecerem necessitadas e se abrirem para o amparo celeste. Por meio da prece abrem-se os canais celestes na direção do homem, banhando-o de estímulos renovadores para a luta.
No entanto, se o divino influxo do amor encontra a intimidade do homem repleta de mágoas, ressentimento e violência, desfaz-se o vínculo inicial e os benefícios da oração têm pouco efeito no ser. Por isso o evangelho afirmou, com clareza, a necessidade de reconciliação com o irmão antes de se colocar a oferta no altar.
Os recursos de misericórdia estão disponíveis para todos, mas requerem de cada um o serviço natural da higienização da vida interior, pela renovação moral e pelo crescimento íntimo.
Ora, antes, portanto, requisitando a Deus as forças para abandonar o vitimismo e as mágoas reiteradas, olhando o outro não como algoz, mas como parceiro de infortúnio, o qual deve respeitar e amar, assim como desejas ser respeitado e amado pela vida.
Pílulas de Esperança - Andrei Moreira por Dias da Cruz
0 comentários:
Postar um comentário