Esta revista publicada e dirigida por Allan Kardec, entre Janeiro de 1858 e Abril de 1869, foi o primeiro e mais importante periódico de difusão do Espiritismo, constituído por quase 5.000 páginas, em sua maior parte escritas pelo próprio Allan Kardec.
Logo na introdução Kardec diz:
"Não se pode contestar a utilidade de um órgão especial, que ponha o público a par do progresso desta nova Ciência e o previna contra os excessos da credubilidade, bem como do cepticismo. É uma tal lacuna que nos propomos preencher com a publicação desta Revista, com vistas a oferecer um meio de comunicação a todos quantos se interessam por estas questões e de ligar, por um laço comum, os que compreendem a Doutrina Espírita sob seu verdadeiro ponto de vista moral: a prática do bem e a caridade evangélica para com todos."
Revista Espírita, Introdução, Janeiro, 1858.
O êxito de "O Livro dos Espíritos", no ano de sua publicação (1857), com correspondências chegando de toda parte do mundo, relatando extraordinários fatos espíritas, questionando sobre pontos da doutrina e inúmeras visitas clamando esclarecimentos e, até então a França não dispunha de um único jornal que veiculasse informações dos Mundo Maior, já que eclodiu por todo o planeta. Nasceu desses fatos a necessidade da criação da Revista Espírita.
Já em disposição da organização desse periódico, um Espírito comunicante transmitiu estas instruções:
"Será preciso que lhe dispenses muito cuidado, a fim de assentares as bases as bases de um bom êxito durável. A apresentá-lo defeituoso, melhor será nada fazer, porquanto a primeira impressão pode decidir do seu futuro. De começo, deves cuidar de satisfazer à curiosidade; reunir o sério ao agradável: o sério para atrair os homens de Ciência, o agradável para deleitar o vulgo. Esta parte é essencial, porém a outra é mais importante, visto que sem ela, o jornal careceria de fundamento sólido. Em suma, é preciso evitar a monotonia por meio da variedade, congregar a instrução sólida ao interesse."
Obras Póstumas, 2ª parte, artigo sobre a Revista Espírita
Em 1º de Janeiro de 1858, é publicado o primeiro número da Revista Espírita, e prosseguiu por 12 anos até 31 de março de 1869, e o fascículo de abril no mesmo ano que já se encontrava pronto antes do desencarne de Allan Kardec. Sendo de inteira responsabilidade de Allan Kardec, a revista ao longo de seus 12 anos de publicação, contou com a colaboração de centenas de participantes, encarnados e desencarnados, franceses e de outras nações, dentre os quais cientistas, literatos, filósofos, religioso e homens do povo, cada um auxiliando em seu domínio de conhecimento, a fundação sobre a qual se ergueria a edificação do Espiritismo.
É um acervo de inestimável valor, subsidiário ao ensino da Doutrina Espirita, que deve ser contemplado como excelente material auxiliar ao entendimento.
Ansioso pelo próximo encontro, agradeço a paciência dos leitores.
Paz e Bem.
0 comentários:
Postar um comentário